sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Redes sociais e outros atrofios .

   Como acharam que o Facebook ainda não era o suficiente para ''atazanar'' a cabeça das pessoas com dúvidas e intrigas, o mundo das redes sociais decidiu surpreender-nos mais ainda, agora com o conhecido e super na moda ''Ask.fm'' . Ora analisemos esse fenómeno .
   Como num dia normal, passeia-se pelo feed de notícias do Facebook e um amigo nosso partilha uma coisa que nós nunca vimos: uma ligação acompanhada de uma imagem azul-escura com letras no meio, metade verdes, metade brancas. Nós deixamos passar, mas quando algo começa a ser demais, já não passa despercebido. Essa ligação torna-se quase um must a ser partilhado por todos até que nós, curiosos, decidimos abrir e tentar perceber do que se trata e deparamo-nos com um parente próximo do Formspring, que já foi há muito esquecido e abandonado, onde praticamente se veêm apenas dois tipos totalmente diferentes de coisas: as amigas a mandarem declarações de amor eterno umas às outras e os clássicos e quase imperdoáveis anónimos que das duas uma, ou mandam mensagens amorosas e muitas vezes suspeitas de não passarem de ironias a dizerem que nos amam ou que nos querem conhecer, ou então a chamarem-nos nomes horríveis, e aí as pessoas perguntam-se se de facto aqueles anónimos são uns quaisqueres indivíduos que nós nem sequer reparamos que existem, ou se são amigos nossos. Mas o facto é que essas misteriosas mensagens deixam não só o utilizador curioso como também o espectador: quem será aquela pessoa ? E será que me estará a dizer a verdade ? A dúvida quase sempre permanece, e o anónimo não ajuda, a eterna mascara cinzenta popularizada através do antigamente célebre Tumblr .
   Ask.fm é daquele tipo de rede social que eu soube desde logo que nunca iria ter . Embora seja uma moda que se propagou por aí como uma praga, posso até dizer que chega a ser assustador e devia até vir com Termos e Condições que exigissem que o utilizador fosse uma pessoa de humor extremamente seco e sarcástico, capaz de ignorar a crítica mais idiota, pois caso contrário, quando se recebe um daqueles comentários que mostra uma enorme falta de inteligência e o utilizador treme da cabeça aos pés, aí está o caldo entornado, pois, meus caros, aquilo é só mesmo para quem tem muito calibre, e isto é sabido por aqueles que, tal como eu, não teêm ponta para fazer e se divertem a ver ask.fms, o que nem deveria ser surpreendente, pois o utilizador adquire o hábito de publicar a sua nova página no Facebook de três em três minutos, e nós fazemos o favor de fazer o que ele quer: visitas, e ás vezes até mesmo perguntas. O grande problema com os utilizadores desta rede social é que eles criam uma com uma ideia utópica, quase irreal na cabeça: quando eles acabarem de criar a sua página e a colocarem no Facebook, pensam que vão ter 1001 declarações de amor e vão ganhar 300 amigos, mas o grande problema consiste nisso mesmo, pois quanto mais alto é o voo, maior é a queda, e alguns caem mesmo a pique e chapam com a cara no chão quando recebem quase apenas e só ofensas atrás de ofensas e opiniões muitas vezes idiotas e estúpidas. Aí a auto-estima da pessoa reduz a uma velocidade assustadora e lá se vai o sonho de ter um harém à volta deles . Temos pena meus amigos, nem sempre as coisas correm como mais desejamos :)
   Outra coisa muito interessante acerca do ask.fm é a quantidade de tipos de pessoa que o utilizam e a diferença dos anónimos que cada uma tem . Primeiro há os mega populares, que têm desde as pitas histéricas a declararem se a eles e a jurarem amor eterno, como têm os conhecidos ''haters'' a mostrarem a sua inveja ao tentar denegrir a imagem daqueles que a maioria tem como ídolo . E depois os populares vêm com as suas grandes experiências e vocabulário caro responder, e aí o anónimo cala se porque vê que não vale mais a pena . Depois temos as meninas bonitinhas que, quando criam o ask, têm logo uma carrada de chatos a dizerem que querem conhecê-las . Depois há os forever alones, que mesmo que publiquem o ask a cada segundo que passa quase não têm asks, e depois há aqueles de quem ninguém gosta, mas como falta a coragem para criticar cara a cara, escondem-se todos no anónimo e mandam insultos tipo ''feio'', ''estupido'', ''nojento'' e seus parentes . E depois há misturas estranhas de todos estes tipos, mas como cada caso é um caso, não percamos muito tempo com isso .
   Diga-se o que se disser, o facto é que andam por aí a mijarem-se todos porque têm um ask.fm e isso faz deles pessoas muito fixes, porque eles seguem o rebanho nem que ele vá para dentro de um poço, e se a Maria Jaquina tiver um ask.fm, a Francisca Graciete também tem de ter ou então não é fixolas . E depois há a escassa minoria de gente que sabe o que os espera se criarem uma coisinha dessas e que se prefere manter à margem da situação e a observar a humilhação que alguns Ask.fmers sofrem por terem seguido o rebanho de ovelhas negras . Houve muito poucos até hoje que vi que têm jeito para lidar com a coisa, que acabam por impôr ali um respeito aos anónimos que eles acabam por se calar todos e ainda assim o dono da página sai da situação a rir-se até chorar, porque trolla ali as tentativas falhadas de criticar fortemente num nível quase expert e os anónimos acabam por se resignar e sair com o rabinho entre as pernas . O problema é que nem todos dominam bem a arte de trollar e quando tentam dão-se aquelas situações em que se costuma dizer ''pois, perdeste uma boa oportunidade de estar calado . O anónimo já pensava que eras idiota, agora com essa resposta só acaba de ter a certeza !'' e aí, nós, espectadores, achamos que realmente isso é melhor que ir ao cinema, pois a comédia aqui até é de graça e passa a qualquer hora do dia quase sempre com um actor diferente e à nossa escolha .
   Era bom que todos soubessem que quando se cria um ask.fm se deve estar preparado tanto para o mais glorioso elogio como para a mais idiota critica . Porque parece que é atrás dos anonimos que as pessoas nos revelam o que realmente pensam, e se calhar nem devíamos reclamar muito, pois tudo por aí pede sinceridade, mas se a opinião sincera não agrada ao indíviduo, ele chora, grita, grunhe, espereja, esbraceja, bate o pé . Afinal, em que ficamos ? Sinceridade, ou falsa simpatia ? Pensem bem nisto antes de se exporem a perguntas e acusações que podem chegar a ser até comprometedoras. Antes de quererem estar na moda, pensem duas vezes se têm calibre para aguentar as coisas que muitas vezes até nem são como nós esperamos . Afinal, não somos todos nós que conseguimos gozar connosco mesmos e rirmo-nos das coisas mais estupidas que possam dizer acerca de nós . Pensem nisso antes de se meterem nas coisas só porque acham que é fofinho e buéda fixe .
   Então é isso . Se dantes tínhamos o Facebook, agora junta se a pala o ask.fm, que vai contra todos os principios gerados pela rede social criada por Mark Zuckerberg . No Facebook as pessoas vêm falar contigo com a maior das simpaticas, com smiles e videochamadas, no Facebook as relações são perfeitas e todos se amam profundamente e todos vivem felizes  . No ask.fm encontram se frases onde em apenas 6 palavras se encontram uns 8 insultos, todos se odeiam, todos se invejam, todos se escondem, todos dizem a tal verdade tão pedida nos posts de Facebook, nem sempre simpatica . Enquanto que no Facebook toda a gente te fala bem pelo chat e cara a cara são capazes de passar por nós sem sequer nos cumprimentar, no ask.fm a pessoa que mais te chama ''puta'' ou ''gay'' cara a cara até é capaz de beijar o chão que pisas e engraxar te os sapatos até eles brilharem . Porque no Facebook toda a gente é linda, da realeza e a mais fofa, no ask.fm, toda a gente é feia, puta, e um grande monte de merda .

Sem comentários:

Enviar um comentário